Código da coleção para escolha é 1366L18602; obra sobre família e paternidade negra, ‘Meu Pai Vai Me Buscar na Escola’ é um dos infantis selecionados na categoria Pré-Escola
O livro infantil ‘Meu Pai Vai Me Buscar na Escola’, lançado em 2016, está na lista do Programa Nacional do Livro Didático, o PNLD Literário 2018. O programa é desenvolvido pelo Ministério da Educação e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com o objetivo de adquirir obras literárias para serem usadas em escolas da rede pública e ensino brasileira.
O PNLD Literário avalia e distribui livros de literatura para estudantes da Educação Infantil (creche e pré-escola), dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos). Professores e diretores de escolas públicas de todo o País podem avaliar as obras aprovadas e fazer suas escolhas.
A indicação do livro como obra possível de ser usada nas salas de aula brasileiras, além de me deixar feliz pela possibilidade de inspirar professoras e professores no trabalho com seus alunos, é o segundo importante reconhecimento que a obra recebe no mundo da literatura infantil. Em 2016, ano de seu lançamento, ‘Meu Pai Vai Me Buscar na Escola’ recebeu o selo Cátedra Unesco de Leitura, selo Qualidade em Leitura Infantil e Juvenil.
O livro ‘Meu Pai Vai Me Buscar na Escola’ está na categoria Pré-Escola, e o código da coleção para escolha é 1366L18602. As escolhas começam na primeira quinzena de outubro deste ano. Para participar do processo de escolha, as escolas devem se inscrever no sistema PDDE Interativo. Após isso, precisam registrar a adesão das obras literárias escolhidas no próprio site, durante a data disponível. As entidades que já aderiram ao programa não necessitam realizar um novo cadastro.
Ver mais: ‘Meu pai vai me buscar na escola’ recebe selo de Qualidade da Cátedra Unesco de Leitura
Resenhas e citações
Desde o lançamento em 2016, o livro ‘Meu Pai Vai Me Buscar na Escola’ recebeu resenhas e comentários positivos de especialistas em livros infantis. As menções e críticas vieram de veículos tradicionais como a coluna de Bia Reis, do jornal Estado de São Paulo, de veículos virtuais como o site Mundo Negro, de Silvia Nascimento, de canais do YouTube que discutem literatura negra e comportamento, como o Quilombo Literário, de Lu Bento, e de influenciadores como Marfim Rosa.
Meu Pai Vai Me Buscar na Escola na sala de aula
‘Meu Pai Vai Me Buscar Na Escola’ já foi utilizado em salas de aula de escolas no Rio de Janeiro e em Vitória. A professora Mônica Lopes, de Vitória (ES), desenvolveu uma atividade com o livro na escola pública em que leciona e enviou um relato bem legal contando como foi:
“Ano passado conheci o seu livro e uma grata surpresa ,ao perceber a abordagem diferenciada, leve e cheia de descobertas maravilhosas no enredo de ‘Meu Pai Vai Me Buscar na Escola’. Fiz a leitura compartilhada para meus alunos e os mesmos se identificaram com muita coisa. Acharam fantástico um pai que se desdobra e se transforma de acordo com a necessidade, fizeram observações interessantes sobre cada transformação, se encantaram com texto e ilustração.
Gostaram muito de sua foto no final do livro, relacionaram imediatamente com o personagem vivido pelo pai. Atentaram se inclusive para o cabelo e cor dos personagens, ainda hoje não temos tantos livros com protagonistas negros. Aliás seu cabelo foi motivo de elogios, disseram que é diferente e muito legal.
Houve também uma discussão sobre quem faz as tarefas de cuidar da casa e deles. Enfim, é um livro lindo, colorido, sensível e com um contexto muito próximo o dia a dia de cada criança. Adorei poder compartilhar a leitura de seu livro.”
(Professora Mônica Lopes, Vitória, ES)
One thought on “Livro ‘Meu Pai Vai Me Buscar na Escola’ na lista de escolhidos do PNLD Literário 2018”