Cartunista faz retrospectiva de sua carreira em 50 trabalhos expostos como parte do evento internacional
Começa no sábado, 26 de agosto, a exposição Traço Preto, do cartunista, jornalista e artista multiplataformas Junião. A mostra faz parte da programação de exposições paralelas do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que estreia no mesmo dia. O Salão de Piracicaba é um dos mais antigos e tradicionais no mundo. As exposições abrem ao público a partir das 19 horas no Armazém 14 do Parque Engenho Central e ficam em cartaz até 12 de outubro.
A mostra passeia pela trajetória de 23 anos de carreira do artista, que começou em veículos tradicionais do jornalismo impresso e nos últimos anos adaptou e consolidou seu trabalho na velocidade dos meios virtuais e das redes sociais. A nova fase ampliou também a abordagem dos temas ligados aos direitos humanos, como os trabalhos publicados na Ponte Jornalismo, que estão presentes nessa mostra.
Nascido em Campinas (SP), Junião é formado em Educação Artística pela Unesp e faz jornalismo ilustrado desde 1994. Publicou ilustrações e charges em veículos como Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Veja, Lance e Courrier International (França). Como ilustrador e cartunista, atua em sites, aplicativos e no mercado editorial.
Ganhou o Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre, em 2011, o prêmio Vladimir Herzog de 2005 e menção honrosa em 2006 (categoria artes), além do prêmio de cartuns sobre Aids do Ministério da Saúde, em 2004. Em 2016 lançou seu primeiro livro infantil, Meu Pai Vai Me Buscar na Escola, no qual assina também o texto, além das ilustrações.
Mora em São Paulo, onde também atua como músico dos grupos Senzala Hi-Tech (hip hop percussivo) e Lavoura (jazz instrumental). E ainda joga como meio-campista do Pindorama F.C. – Futebol e Literatura, time de escritores e autores.
SERVIÇO
Mostra: Traço Preto | Junião
Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central
Abertura: dia 26 de agosto, 19h30
Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro
Horários: de quinta a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.
One thought on “Junião inaugura mostra ‘Traço Preto’, exposição paralela do Salão de Humor de Piracicaba”