Projeto Ilustreta convida eu, Antonio Junião, e Robson Moura para uma conversa sobre mercado editorial, quadrinhos e arte pop
Eu e o mano black/artista/gente boa, Robson Moura, estaremos no Projeto Ilustreta – Especial Quadrinhos, do SESC Campinas, falando sobre nossa trajetória profissional no mundo dos quadrinhos, da ilustração, e como a gente encaixa nossas black idéias, particularidades e ancestralidades nesse ‘mundão pop comtemporâneo sem porteira’. O encontro acontece nesse sábado, dia 01/12, às 14h30.
Quadrinhos, cultura black, arte pop, resistência negra e um pouco de ‘sangue no zóio’ e o que promete esse bate-papo com dois profissionais do traço que, através do trabalho, deixam claro quem são, de onde vêm, e para onde querem ir quando colocam suas idéias no papel e soltam pro mundo.
Quem é Robson Moura?
Robson Moura é Ilustrador, pintor e desenhista. Fez ilustrações para Editora Abril, Saraiva e produtoras de filmes em SP. O artista está com uma campanha no Catarse para arrecadar fundos para sua nova HQ, de nome Pérolas Brancas. A idéia do projeto é ilustrar frases que todx negrx ouve, ouviu ou ouvirá uma pessoa branca falar. Frases com as quais muitas vezes essa pessoa acredita estar elogiando, brincando, sem perceber que, na realidade, está manifestando o racismo arraigado na nossa sociedade.
Frases, como “você é um negão tipo exportação” ou “você é um preto de alma branca”, que inclusive eu ouvi de pessoas próximas. Pesquisando e conversando com mais gente, selecionei 29 frases para desenhar como se fossem ditas por diversos personagens do nosso cotidiano.
Quem é Junião?
Para quem ainda não me conhece, eu sou Antonio Junião, jornalista e cartunista da Ponte Jornalismo. Sou nascido em Campinas (SP), é formado em Educação Artística pela Unesp, e faço jornalismo ilustrado desde 1994. Publiquei ilustrações e charges em veículos como Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Veja e Courrier International (França). Como ilustrador, já atuei em sites, aplicativos para fundações, institutos, agências e mercado editorial. Ganhei o Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre, em 2011, o prêmio Vladimir Herzog de 2005 e menção honrosa em 2006 (categoria artes), além do prêmio de cartuns sobre Aids do Ministério da Saúde, em 2004 e outros. Em 2016 lancei meu primeiro livro infantil, como ilustrador e autor chamado Meu Pai Vai Me Buscar na Escola, que recebeu o prêmio Selo Cátedra 10, da UNESCO no mesmo ano, e agora, em 2018, foi selecionado para o PNLD Literário 2018, programa do governo federal que distribui livros para as escolas públicas do país. Moro em São Paulo, onde também me arrisco como músico e meio-campista do Pindorama F.C. – Futebol e Literatura, time de escritores e autores.
Ah, e sou também o criador da personagem Dona Isaura
Serviço:
SESC Campinas
Projeto Ilustreta – Especial Quadrinhos com Robson Moura e Junião
Sábado, 1/12, das 14h30 às 17h30
Local: Espaço de Tecnologias e Artes
Entrada Gratuita