No sábado, dia 19/11, participei de um bate-papo super interessante sobre mídia negra online, mediado pela ótima Silvia Nascimento, diretora do site Mundo Negro, durante a última edição do FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra.
Foi ótimo bater um papo e trocar experiências sobre esse novo e rico cenário que vem crescendo a passos largos mas que ainda é um terreno muito nebuloso. Os participantes, influenciadores negros contemporâneos, contaram sobre experiências, desejos, avaliações de conteúdo, preconceito e demais dificuldades que tem encontrado ao trabalhar com essa nova e poderosa ferramenta que tem em mãos.
Tive a oportunidade de falar sobre a construção da minha personagem Dona Isaura, meu trabalho como jornalista e artísta gráfico da Ponte Jornalismo e sobre o cenário de incertezas que ronda o mercado jornalístico nos dias de hoje a reboque, principalmente, pelo declínio dos veículos tradicionais. Estavam entre os convidados, youtubers como Marco Antonio Fera do canal Pretinho Mais Que Básico e Rosangela José da Silva, do canal Negra Rosa; os jornalistas Pedro Borges, do Alma Preta, e Helaine Martins, do Projeto Entrevista um Negro; e o ativista Robin Batista do coletivo AfroGuerrilha.