No dia da Consciência Negra, grupo apresenta seu som que mistura rap e africanidades em show gratuito em São Paulo
Mônica Nóbrega / Ilustração Junião
“Chega com nóis, quem não deve não teme, mandaram nos investigar, se é que vocês me entendem.” Com essa mistura de chamado para a rebeldia e protesto contra a perseguição ao povo preto começa a música Só Pra Constar, uma das seis faixas do EP de estreia do coletivo Senzala Hi-Tech que será lançado em show gratuito nesta sexta-feira, dia 20, dia da Consciência Negra, no espaço Matilha Cultural, centro de São Paulo.
Fazendo música desde 2012, o coletivo tem uma formação bem diferente. Foi idealizado pelo atleta de Taekwondo Diogo Silva, medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de 2007, pelo rapper Sombra, integrante do SNJ, o produtor e músico Minari Groove Box e o percussionista e cartunista Junião, do grupo de jazz Lavoura. Também fazem parte do coletivo o DJ Ajamu, dos Racionais MC’s, e os percussionistas Gustavo Dalua, da Nação Zumbi, e Edgar Abreu.
Fortemente influenciado pela música e pelas artes visuais da África às Américas, o Senzala Hi-Tech mistura batidas de hip hop aos diversos ritmos herdados de todos esses povos e enraizados na cultura brasileira. Mas quer ir além: unir afrobrasilidades e afrolatinidades, somar a sonoridade e a história do jongo, do coco e do maracatu às sonoridades da salsa, do dub, do funk, da música árabe, do samba e do que mais tiver a ver com a gente. Sempre absorvendo influências desse caldeirão de culturas que é a cidade de São Paulo.
O EP com seis músicas autorais foi gravado e mixado em São Paulo, no Casa Azul, estúdio e espaço cultural que a banda adotou como sede, e masterizado no estúdio TimeLess, em Nova York. O EP completo será lançado em versão para download gratuito, em endereço divulgado em breve no Facebook.com/SenzalaHiTech.
Lançamento do EP Senzala Hi-Tech
Onde: Matilha Cultural, Rua Rêgo Freitas, 542, São Paulo, matilhacultural.com.br
Quando: Sexta-feira, 20/11, 20 horas
Show gratuito