O Salão recebeu 2.985 trabalhos vindos de 560 artistas de 57 países. Os trabalhos selecionados serão divulgados nessa semana
Pela segunda vez eu tive a oportunidade de fazer parte do júri que fez a seleção dos trabalhos que farão parte da mostra da 44a edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
O júri foi composto pelos cartunistas Orlando Pedroso, William Hussar e eu, pelo professor Ricardo Morellato, pelo caricaturista Baptistão, pela ilustradora Maria Eugênia e pela produtora cultural Ana Helena Curti.
Durante o final de semana foram definidas as charges, cartuns, caricaturas e tiras, que farão parte da mostra e serão analisados para premiação. Os critérios de avaliação foram o bom desenvolvimento do tema escolhido pelo artista, a qualidade do discurso gráfico e a técnica empregada.
“Como são vários jurados, cada um tem os seus critérios, mas a gente tenta afinar os conceitos para possibilitar a escolha”, disse Orlando em entrevista à imprensa.
Os temas mais abordados foram as estripulias do presidente dos EUA, Donald Trump, a questão que envolvem os refugiados pelo mundo e a corrupção no Brasil.