A abertura do seminário ocorre no dia 16 de novembro, das 19h às 22h
De 16 a 18 de novembro acontece a Conferência Internacional: Fronteiras Raciais do Genocídio. Debate urgente e necessário sobre o extermínio da população preta, pobre e periférica brasileira que tem, com o um de seus principais algozes o próprio Estado com sua política pública de encarceramento em massa.
Participo do debate de abertura do Seminário que acontece no dia 16/11, das 19 às 22h, com o lançamento de uma pesquisa que analisou a cobertura da Folha de S. Paulo sobre a crise do sistema carcerário brasileiro no início de 2017, quando 119 homens foram assassinados nas rebeliões nos presídios de Manaus (MA), Boa Vista (RR), e Natal (RN). Todas as atividades ocorrerão na Cia de Teatro Pessoal do Faroeste, Rua do Triunfo, 301, bairro da Luz.
As atividades ainda seguem pelos dias 17 e 18/11 com diversas mesas de debate e rodas de conversa com os mais variados temas e repleto de convidados e especialistas nacionais e internacionais.
Veja a programação:
16/11 – quinta-feira, 19h às 22h
Lançamento de análise sobre a cobertura da Folha de S. Paulo acerca da crise do sistema carcerário no início de 2017
Convidados: Pedro Borges (INNPD e Alma Preta), Junião Junior (A ponte Jornalismo), Andrea James (Famílias por Justiça como Cura- EUA), Dennis Oliveira (ECA- USP).
Mediação: Dina Alves (Doutoranda em direito penal)
17/11 – sexta-feira, 19 às 22h
“Brasil: 130 anos da abolição inconclusa e relações com a guerra às drogas”.
Convidados: Silvio Almeida (Instituto Luís Gama), Neill Franklin (Law Enforcement Action Partnership), Jasmine Tyler (Human Rights Watch) e Emiliano de Camargo (Instituto Amma Psique).
Debatedores: Nathália Oliveira (PBPD, INNPD) e Dudu Ribeiro (INNPD)
18/11, Sábado
“Fronteiras culturais do genocídio: epistemicídios e rearticulações das resistências negras nas manifestações político- culturais”.
Horário: 10h às 12:30h
Convidados: T.Kaçula (Sambista, sociólogo e pesquisador), Juliana Borges (pesquisadora em antropologia), Pai Rodnei de Oxóssi (antropólogo e pesquisador) e Marcio Macedo (Kibe) (sociólogo e pesquisador).
Mediação: Allyne Andrade (IBCCRIM)
“Fronteiras raciais do genocídio: a criminalização dos territórios pobres e vidas negras pagando o preço da Paz Social”.
Horário: 14h às 16:30h
Convidados: Monique Cruz (Justiça Global), Enderson Araújo (Movimentos), Jasmine Tyler (Human Rights Watch)
Mediação: Ana Carolina Santos(INNPD)
“Fronteiras raciais do Genocídio: perspectivas negras e femininas para uma luta antirracista no séc. XXI”.
Horário: 17h às 19:30h
Convidados: Nathália Oliveira (INNPD), Dionna King (Drug Policy Alliance), Ingrid Farias (RENFA), Miriam Duarte Pereira (Mães de Maio).
Mediação: Nadja Rodrigues (Renfa)